Educação, eleições...uma crônica anacrônica sobre a incapacidade social de aprender e ensinar!
Domingo teremos eleições municipais, e da boca dos candidatos não sai outra coisa: educação é prioridade! Pena, que a prioridade passe apenas pela construção de mais prédios, de licitações, contratações, etc. Há tantas cobranças sobre a escola... mas afinal, escola para quê?

Porém, a semana ainda não havia terminado, e atualmente, a escola é praticamente online, afinal, penso a WEB também como um espaço de ensino e aprendizagem, onde encontramos nossos alunos e colegas por lá... e eis que acabei me deparando, hoje, com a produção e reprodução do que de pior se construiu socialmente: a falta de respeito! Alunos de diferentes escolas e séries, com seus diferentes colegas, de diferentes lugares, com famílias e vidas também diferentes praticando todo tipo de preconceito e discriminação, escondidos atrás de seus teclados e mais, reivindicando isso como Liberdade de Expressão!
Em tempos de eleição, e com todo o contexto político com que tenho me deparado neste país, chego a conclusão, senhoras mães, senhores pais, caros colegas professores, que não apenas eu, mas NÓS, não aprendemos ainda a respeitar os outros, e dessa maneira somos incapazes de ensinar algo assim.
Sendo assim, só me resta retomar às leituras dos meus mestres em "Ensaio sobre a Lucidez" e "Uma aprendizagem ou o Livro do prazeres", um me leva a refletir sobre a política como um todo social e o outro sobre a educação como processo árduo e continuo, e quem sabe aprender um pouco com José e Clarice me torne capaz de, na tentativa e erro, conseguir ensinar alguma coisa na segunda-feira.
Comentários
Postar um comentário